top of page
Buscar
  • Foto do escritorHistória Inclusiva

Conhecendo os estudantes e as deficiências

Atualizado: 25 de abr. de 2021

Neste universo da Educação Especial, há muitas especificidades com relação às questões que influenciam no rendimento dos estudantes. Além das condições genéticas e biológicas, há as oportunidades de aprendizado relacionadas às condições socioculturais em que o estudante está inserido, além dos estímulos aos quais este sujeito foi submetido durante seu desenvolvimento.

Bom, pensemos assim: quando oferecemos as mesmas oportunidades de educação para um determinado grupo de estudantes, aqueles com o menor desempenho serão percebidos como tendo dificuldade de aprendizagem. Os que, apesar do esforço e empenho, apresentarem uma dificuldade muito acentuada durante o seu desenvolvimento, e que seu rendimento seja constantemente mais baixo que os demais, serão apontados como tendo um transtorno de aprendizagem. Este transtorno pode ser específico, sendo chamado de transtorno do neurodesenvolvimento, como a discalculia e a dislexia, fazendo com que o estudante apresente dificuldade em apenas uma área de conhecimento. Já os diagnósticos de déficit de atenção/hiperatividade, o transtorno do espectro autista e as deficiências intelectuais são aqueles transtornos que apresentam características globais de desenvolvimento.

Observando especificamente a deficiência intelectual, compreende-se que é um transtorno que apresenta vários déficits funcionais. Além disso, grande parte das pessoas com deficiência intelectual apresenta outra condição médica, como paralisia cerebral, epilepsia, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista e também o TDAH. A deficiência intelectual é caracterizada por uma inteligência[1] muito baixa e por comprometer outras áreas do funcionamento, o que dificulta ou, muitas vezes, impede o estudante de atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais. Pessoas com deficiência intelectual podem ter dificuldade de comunicação, de atenção e memória, dificuldade para aprender, seguir as regras sociais para resolver problemas e de autocuidado.


Referências:

Aprendizagem de A a Z. Disponível em <https://566a6242-8316-45e3-a7a2-34e8ed959adf.filesusr.com/ugd/3b88da_143870f023984935b36a077c9342f0d7.pdf>

[1] Inteligência é uma habilidade humana complexa que nos permite adaptar nossa forma de pensar para resolver problemas ou situações novas. envolve um conjunto de habilidades, como raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de modo abstrato, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e também ser capaz de aprender com a experiência. Disponível em





41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page