top of page

Este sujeito é seu aluno

  • Foto do escritor: História Inclusiva
    História Inclusiva
  • 29 de nov. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 25 de abr. de 2021

Um professor de História sozinho não consegue atingir de forma satisfatória todos os campos que precisam ser abordados para o desenvolvimento integral de um estudante com deficiência intelectual. É vital o suporte da estrutura escolar, seja com professores auxiliares, salas de recursos multifuncionais ou apoio psicopedagógico. Mas antes de qualquer questão, este professor precisa considerar que este estudante com deficiência intelectual é integrante da sua turma. Muito mais do que alguém que tem direito de ser matriculado no ensino regular, ele pertence à turma e como tal deve ser compreendido. É também para ele que todas as suas estratégias didáticas devem ser pensadas, desde o planejamento. Afinal, para ensinar História não basta dominar os conteúdos, você deve conhecer seus estudantes e saber como cada um aprende. Somente assim conseguirá definir os métodos mais adequados à essa aprendizagem.

A adaptação de recursos pedagógicos é uma estratégia muito valiosa para a educação inclusiva e beneficia a todos os estudantes, sejam eles neurotípicos ou com deficiência intelectual. Esse valor é destacado quando essa adaptação é realizada desde o planejamento da estratégia didática utilizada. Estagiários e professores auxiliares, sejam eles especializados em Educação Especial ou não, quando são os responsáveis por criar as adaptações, podem não conseguir atingir os objetivos que você procura com tal atividade.


Referência:

RODRIGUES, Leandro. Como adaptar atividades para alunos com deficiências. Disponível em: <https://institutoitard.com.br/produto/ebook-como-adaptar-atividades-para-alunos-com-deficiencia/> Acesso em 05. jan. 2021.



 
 
 

Comments


bottom of page