top of page
Buscar
  • Foto do escritorHistória Inclusiva

Os diagnósticos

Atualizado: 25 de abr. de 2021

Compreender a deficiência de seu estudante é essencial para saber que estratégias pedagógicas melhor funcionam com este estudante. O principal documento norteador de critérios diagnósticos é o Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos Mentais - DSM-5[1]. Ele classifica os diversos transtornos, síndromes e disfunções em que essas deficiências intelectuais podem estar inseridas. Além da classificação, o manual aborda as diferentes gravidades com que cada um desses diagnóstico pode se manifestar, variando de leve até gravíssima. Considerando estes pontos, o manual fornece informações sobre cada uma destas manifestações, apresentando como podem se manifestar e que características podem ser observadas na pessoa em que estão presentes.

O diagnóstico/laudo médico se mostra como uma informação importante para orientar o trabalho pedagógico. Obviamente não nos cabe diagnosticar os estudantes com deficiência, ou questionar os diagnósticos apresentados pelos profissionais capacitados para essa função. Porém, partindo destes diagnósticos que nos são apresentados, é possível buscar informações para compreender as características das deficiências destes estudantes. Munido desse conhecimento, você consegue mais informações para construir estratégias de ação mais eficientes para seu estudante. Partindo desta perspectiva, materiais como o DSM-5 podem ser bons aliados para ampliar nosso repertório de ações voltadas para a educação inclusiva.

Há uma ressalva neste ponto, que deve ser observada: o objetivo de compreender os diagnósticos dos estudantes com deficiência intelectual está em orientar, fornecer informações sobre as características da deficiência e não limitar a ação. O perigo de nos limitarmos a atuar de acordo com os diagnósticos e as informações sobre as especificidades da deficiência pode nos direcionar a percebê-los como limitantes e, partindo disso, não buscarmos desafiar os estudantes. Neste sentido, a falta de estímulo ao desenvolvimento desses estudantes se transforma no maior fracasso que podemos enfrentar nesse caminho para a educação inclusiva.


Referências:

DSM-5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Disponível em <http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em: 05. jan. 2021.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page