top of page

Estratégias pedagógicas

  • Foto do escritor: História Inclusiva
    História Inclusiva
  • 29 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de jan. de 2021

Algumas situações concretas que podem contribuir sua prática inclusiva:


● Pessoas com deficiências intelectuais geralmente possuem problemas para trabalhar com abstrações. Utilize sempre uma situação concreta para depois partir para conceitos mais abstratos

● Elogie seu estudante e diga especificamente o que ele conseguiu fazer corretamente e vá trabalhando suas dificuldades.

● Aprender em pequenos grupos pode ajudar. Sempre que for possível, deixe seu estudante se relacionar com os colegas sem a sua intervenção.

● O objetivo pedagógico precisa sempre estar ajustado às habilidades que o estudante possui e não ao que se espera que ele possua.

● Defina quais são os comportamentos que você espera deste estudante na sala de aula, valorizando quando são atingidos.

● Evite reforçar e enfatizar os comportamentos negativos.

● Instruções longas e complexas confundem: dê uma informação de cada vez. Após a realização de uma parte da atividade, explique o próximo passo.

● Conheça e compreenda o comportamento do seu aluno, considerando que sua conduta não será sempre a mesma.

● Sempre que houver a oportunidade ofereça um atendimento individualizado a este estudante.

● Após a realização de uma atividade desgastante, utilize os reforçadores, oferecendo atividades de que ele goste.

● Evidencie em seu planejamento os objetivos que você espera que sejam alcançados em cada atividade proposta.


Nunca esqueça que você não está só. A adaptação de conteúdo e o desenvolvimento de didáticas inclusivas envolve criatividade e, muitas vezes, é mais fácil quando compartilhamos nossas expectativas e objetivos com outras pessoas. Fale com outros professores e especialistas que trabalham com o seu estudante e descubra quais as ideias deles. Se você tiver a oportunidade, converse com a família de seus estudantes, eles podem fornecer informações preciosas sobre os interesses, comportamentos e a personalidade de seu estudantes.

Não imagine que você irá realizar seu planejamento sem que haja percalços e frustrações. Lembre-se que as expectativas são suas e não do aluno. Parta daquilo que o estudante domina e das habilidades que já possui e não espere que os resultados sejam instantâneos. Cada aula terá seu ritmo e, muitas vezes, não será possível realizar as intervenções que você gostaria com este estudante.




 
 
 

Comments


bottom of page