E se os super-heróis pudessem parar a Guerra Fria?

Tema
A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos
A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia
A Revolução Cubana e as tensões entre Estados Unidos da América e Cuba
BNCC - Habilidades a serem desenvolvidas
(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
O que o estudante poderá aprender com esta aula
-
Reconhecer o papel dos Estados Unidos, da União Soviética e respectivos aliados como protagonistas da ordem bipolar mundial.
-
Identificar os interesses e objetivos da OTAN e do Pacto de Varsóvia no âmbito das disputas estratégicas e conflitos indiretos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética, durante a Guerra Fria.
-
Refletir sobre a reorganização da estrutura geopolítica mundial no período analisado.
-
Analisar criticamente obra cinematográfica e seus contextos de época sobre a corrida espacial e as disputas pela hegemonia mundial entre estadunidenses e soviéticos.
Procedimento
1. Divida a turma em pequenos grupos (até 4 estudantes)
2. Apresente a cada grupo um herói que deverá servir de tema
3. Peça a cada grupo que pesquise sobre a atuação deste personagem nos quadrinhos e sua relação com a Guerra Fria
4. Oriente seus estudantes sobre as opções de sites e quadrinhos que podem acessar para construir sua pesquisa
5. Solicite que os grupos criem uma encenação de intervenção deste herói em um evento real da Guerra Fria com base nas descobertas da pesquisa.
6. Oriente os estudantes sobre a apresentação de suas encenações
7. Por fim, após a apresentação de cada grupo, solicite que expliquem o contexto e suas escolhas de atuação.
Aspectos inclusivos
1. Atividades realizados em equipes valorizam os pontos fortes e as ideias individuais, enfatizando o coletivo.
2. Estimula a criatividade e responsabilidade dos integrantes da equipe.
3. Oferece aos estudantes com deficiência intelectual uma visão menos abstrata do conteúdo ministrado.
4. Estimula uma linguagem visual, tirando o foco do processo de escrita.
5. Trabalha os conteúdos da aula de uma forma leve, dinâmica e prática.
6. Estimula uma maior integração entre os estudantes.
7. Através da apresentação dos resultados do trabalho, o estudante pode demonstrar de uma forma lúdica e práticas os conceitos que foram trabalhados em aula.
8. Através da encenação, o estudante com deficiência intelectual se sente estimulado a aprender e a interagir.
Avaliação
A avaliação deverá ser processual e contínua. Além da encenação e explicação final, observe como os estudantes interagem entre si, o envolvimento com o tema e a dedicação ao que foi proposto. Perceba como trabalham o conteúdo e as formas que encontram para colocá-lo no contexto da encenação. A atenção à estética do trabalho e o respeito às orientações do professor também devem ser considerados.
Adaptação da avaliação
A avaliação deverá ser processual e contínua. Partindo dos conhecimentos prévios do aluno, perceba as associações que consegue elaborar, seu envolvimento com o grupo, capacidade de resolver conflitos e autonomia. Observe se o estudante consegue realizar o que lhe for solicitado e se percebe a responsabilidade que isso acarreta.
Sugestões aos professores
Temas dos personagens:
1. Quarteto-fantástico
- Quadrinhos relacionados com a corrida espacial. Além de evidenciar aventuras no espaço, as histórias do Quarteto Fantástico remetem à expressão “cortina de ferro”.
2. Hulk
- Ligado à radioatividade e às bombas-gama. A tensão para evitar se transformar no incontrolável Hulk é comparável às tensões existentes entre Estados Unidos e União Soviética
3. Homem de Ferro
- Situado no contexto da Guerra do Vietnã, o Homem de Ferro retrata também o desenvolvimento bélico gerado pela corrida armamentista.
4. Os X-men
- Representantes dos efeitos da radiação gerada pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Os discursos de convivência pacífica entre mutantes e humanos remete aos discursos de convivência entre negros e brancos e da busca pelos direitos das pessoas negras de forma pacífica.
Para saber mais sobre a relação de cada personagem com a Guerra Fria, veja o terceiro capítulo da pesquisa do historiador Edson Roberto Sanzovo Filho, disponível em <http://www.uel.br/cch/cdph/portal/pages/arquivos/Instrumentos-Pesquisa/TRAB-ACADEMICOS_DIGITALIZADOS/HISTORIA/QUADRINHOS%20MARVEL%20NOS%20ANOS%20SESSENTA%20DURANTE%20A%20GUERRA%20FRIA.pdf> Acesso em 19. Abr. 2021.