O Grito do Ipiranga

Tema
O Brasil no século XIX: A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil
BNCC - Habilidades a serem desenvolvidas
(EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
O que o estudante poderá aprender com esta aula
-
Analisar as intenções e contextos presentes em uma imagem histórica
-
Interpretar acontecimentos e desenvolver a criticidade.
-
Contextualizar a declaração de independência do Brasil
-
Compreender a relação de diferentes eventos com sua conjuntura
-
Desenvolver a argumentação
-
Trabalhar com a capacidade de transformar argumentos em linguagem imagética
Procedimento
Esta atividade deverá ser realizada após a exposição do conteúdo sobre Emancipação Brasileira.
-
Apresentar aos estudantes a obra Independência ou Morte, de Pedro Américo e pedir para relacionarem com o que sabem sobre aquele evento histórico.
-
Conversar sobre os elementos introduzidos na imagem que criam uma visão idealizada do momento da proclamação da República (saiba mais em leituras complementares).
-
Promover uma conversa coletiva sobre as possíveis intenções do artista ao escolher retratar a proclamação da independência desta forma.
-
Solicitar aos estudantes que criem suas versões para representar este evento histórico, considerando o que foi estudado em aula sobre o tema.
Aspectos inclusivos
-
1. Uma análise de imagem pode despertar o interesse dos estudantes que têm uma baixa concentração e dificuldades de interpretar textos escritos.
-
2. Ao propor que os estudantes teorizem sobre a imagem que estão vendo, estimula-se sua participação, pois partem da observação sem o medo de errar.
-
3. Oferece aos estudantes com deficiência intelectual uma visão menos abstrata do conteúdo ministrado.
-
4. Estimula uma linguagem imagética, tirando o foco do processo de escrita.
-
5. Trabalha os conteúdos da aula de uma forma leve, dinâmica e prática.
Avaliação
A avaliação deverá ser processual e contínua. Além do desenho apresentado como produto final, observe o envolvimento com o tema, e a dedicação ao que foi proposto. Perceba como desenvolvem seus argumentos e como conseguem traduzir o conteúdo para o desenho proposto. A atenção à estética do trabalho e o respeito às orientações do professor também devem ser considerados.
Adaptação da avaliação
A avaliação deverá ser processual e contínua. Como a atividade parte da observação concreta da obra para questões mais abstratas, perceba o quanto seus estudantes de inclusão conseguem acompanhar desta abstração. Questione suas escolhas para a criação do desenho e considere as relações que o estudante conseguir realizar.
Sugestão aos professores
Independência ou Morte, de Pedro Américo

Independência ou Morte, de Pedro Américo, disponível em http://antigo.itamaraty.gov.br/pt-BR/diplomacia-cultural-mre/20793-independencia-ou-morte-grito-do-ipiranga-estudo
Questões que podem auxiliar no debate sobre as intenções de Pedro Américo:
-
Qual aspecto da sociedade brasileira o homem com carro de bois representa?
-
Qual a finalidade da posição de Dom Pedro?
-
Esta pintura é uma construção simbólica ou real.
Leituras Complementares
NOGUEIRA, André. A mensagem de Pedro Américo aos historiadores no quadro “O Grito do Ipiranga”. Disponível em https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/a-mensagem-de-pedro-americo-aos-historiadores-no-quadro-o-grito-do-ipiranga.phtml
Veja os cinco erros do quadro Independência ou Morte!, de Pedro Américo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/2013/09/07/veja-cinco-erros-do-quadro-independencia-ou-morte-de-pedro-americo.htm?foto=1